Instagram

0

Cartões de agradecimento e pessoais

5 de abril de 2018

O que é um cartão de agradecimento

Cartões de agradecimento pessoais são pequenos cartões , duplos ( dobrados ) ou simples, enviados aos convidados de casamento, agradecendo a presença na festa e o presente recebido. Posso dizer que cartão de agradecimento mostra sua boa educação, um gesto muito elegante. Não é necessário  citar explicitamente o presente recebido… ( exceto se foi um presente excepcional como a viagem de lua de mel ou a festa do casamento !!!).
Simplesmente deve se agradecer com palavras carinhosas o presente . Outra função destes cartões seria informar os nomes corretos do casal e principalmente da mulher, que normalmente estaria adotando o sobrenome do marido . Hoje isto não é mais uma regra como até alguns anos atrás, atualmente muitas mulheres optam por manter seus nomes de solteira.

  Quando e como enviar
Devem ser enviados logo após o casamento para não desconfigurar sua função, pelos Correios ,como uma correspondência normal, colocados em um envelope de tamanho padrão aceito. Veja aqui no final deste texto como resolver isto.
A mensagem deve ser escrita à mão, sempre.
Hoje a praticidade está tomando o lugar da etiqueta e muitos cerimonialistas fazem cartões de agradecimento e os deixam na saída da festa, junto aos bem casados e café, com uma mensagem padrão, agradecendo a presença e oferecendo a residência. Isto facilita muito a tarefa do casal que já tem muitas preocupações na volta da viagem de lua de mel…Tudo bem também , mas se a festa foi sofisticada e de luxo , o correto seria seguir o que manda a etiqueta. Os cartões com mensagens manuscritas e personalizadas são, sem dúvida, muito mais chics e corretos.
Como fazer estes cartões
Estes cartões que sugiro aqui já são mais diferenciados pois não tem nada a ver com o aproveitamento do papel que sobrou dos convites, normalmente é criado um  modelo exclusivo e será quase uma marca sua.

Faça uma quantidade maior, assim você poderá usar esse cartão como cartão social do casal, para usar acompanhando presentes em  aniversários, casamentos de amigos e muitas outras ocasiões.

Normalmente a gráfica que fez os convites oferece para melhor aproveitamento do papel ( nem todas oferecem…) que se use o mesmo papel e impressão, tipografia etc…É uma boa opção quando se quer economizar pois dependendo do tamanho do convite feito  realmente sobra muito papel e assim já sai no corte, sem custo. É sempre bom conferir o tamanho dos envelopes aprovados pelos Correios.
Como já dito em outro post, “o ato de riscar o sobrenome em um cartão significa que a pessoa a quem você o entrega não deve chamá-la de “Sra. Monteiro”, por exemplo, e sim de “Sandra”. Isto mostra mais intimidade  com a pessoa.
No caso dos cartões de agradecimento a presentes de casamento, jamais se risca o sobrenome, pois essa situação serve como apresentação social do sobrenome adotado”. ( livro de etiqueta de Fabio Arruda).
Se você ainda tem dúvidas de como usar, que modelo escolher, pergunte aqui, vamos esclarecer e teremos o maior prazer em criar um modelo lindo para você   fazer bonito … bjs

    Deixe um Comentário